Caderno de Estudos em Acupuntura
Material Didático

O objetivo deste blog é postar e compartilhar os resumos dos estudos com os interessados em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura.


Equilíbrio Físico e Emocional

SAÚDE INTEGRAL


O ser humano normal é dotado de uma grande diversidade de tons, e de nuances nos sentimentos. Ele possui um equipamento bio-psicológico capaz de fazê-lo sentir alegria e tristeza, ansiedade e relaxamento. Portanto, uma situação de pressão, que o coloque frente a frente a um fator estressor, pode provocar-lhe reações fisiológicas intensas e desagradáveis, mas logo que tal situação se resolva, ele volta ao normal.
As Terapias Orientais objetivam restabelecer o fluxo da energia vital pelo organismo, e para isso, lançam mão de vários recursos tais como o sistema alimentar, exercícios respiratórios e físicos, bem como massagens ou acupuntura. Para a manutenção da saúde e do bem-estar o princípio é equilíbrar internamente as forças Yin e Yang, que representam o microcosmo do universo em cada um de nós.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

CIRCULAÇÃO DE WEI QI (ENERGIA DEFENSIVA) E A ENERGIA PERVERSA

A energia de defesa, Wei Qi, origina-se da união da parte Yang da essência alimentar com a parte Yang da energia celeste. É uma forma de energia altamente Yang, cujas características são: circular na superfície das estruturas com a pele, peritônio, cápsula dos órgãos, parede das células, e aquecer e regular a temperatura do corpo.

O Wei Qi, durante o dia, circula nos canais de energia Yang, perfazendo 25 voltas, seguindo o trajeto superfície-profundidade de acordo com os canais de energia unitários, indo sucessivamente do Tai Yang para o Shao Yang e para o Yang Ming. Com o início da noite, o Wei Qi passa do canal de energia da Bexiga para o do Rim, passando a circular no interior, aos níveis dos órgãos, realizando 25 voltas durante a noite e seguindo o trajeto que obedece ao princípio da dominância dos 5 movimentos. Pela manhã, o Wei Qi passa do canal de energia dos Rins para o canal de energia da Bexiga, onde ao nível do pé, no ponto B62 (Shenmai), alcança o canal de energia curioso Yang Qiao Mai, indo depois para o B1 (Jingming), iniciando novamente o ciclo diurno.

A energia defensiva promove a proteção do organismo contra as agressões internas e externas, tanto local quanto sistematicamente. É esta energia que vai mobilizar os elementos naturais de defesa, ativando a multiplicação das células de defesa inativas (mastócitos, micróglias...) e movimentando também estruturas como o epiplon e as alças no processo de tamponamento de ferimentos abdominais perfurantes.


CIRCULAÇÃO DAS ENERGIAS

As energias perversas (Calor, Vento, Frio, Secura, Umidade) são consideradas fatores causadores de doenças que agridem o Homem com grande freqüência.

A penetração dessas energias perversas no corpo pode ocorrer através de 2 vias principais:

· As vias aéreas superiores;

· A pele.

Através das vias aéreas superiores, as energias perversas atingem diretamente o Pulmão. Através da pele, seguem um longo caminho até alcançarem o interior.

Ultrapassada a pele, as energias perversas se distribuem no tecido celular subcutâneo, onde iniciam uma luta com a energia defensiva presente nos líquidos orgânicos (Jin Ye). Se a energia perversa é mais forte ela reassume seu trajeto de aprofundamento, tendo como objetivo atingir os canais de energia principais. Essa penetração da energia perversa nos canais de energia principais pode ocorrer através do ponto Ting ou através do ponto Iu. No ponto Iu do canal principal, o acesso é por via direta.

No ponto Ting, o acesso é feito através dos canais de energia Tendinomusculares. De cada ponto Ting parte um canal de energia Tendino-muscular. Este, na região subcutânea, ramifica-se formando uma rede de finos canais que atingem a pele – são os chamados capilares energéticos. Através deste sistema, a energia perversa que está sob a pele pode penetrar os Capilares energéticos, atingir o canal de energia Tendino-muscular e seguir para o ponto Ting do canal de energia principal.

Os canais de energias unitários Yang: Tai Yang, Shao Yang e Yang Ming, atuam como “verdadeiras barreiras energéticas”, protegendo o interior (Yin), constituído pelo Tai Yin, Jue Yin e Shao Yin. O primeiro canal de energia unitário a ser atingido pela energia perversa é o Tai Yang, composto pelos canais de energia principal do Intestino Delgado e da Bexiga, isto porque o Tai Yang é o mais superficial de todos os canais de energia unitários.

A energia perversa dentro dos canais unitários pode seguir os seguintes caminhos:

· Prosseguir o processo de penetração no sentido do mais superficial até o mais profundo, perfazendo o trajeto: Tai Yang – Shao Yang – Yang Ming – Tai Yin – Jue Yin – Shao Yin, atingindo também as vísceras e os órgãos correspondentes a cada canal de energia, obedecendo à mesma ordem;

· Instalar-se em um determinado canal de energia unitário provocando bloqueio da circulação energética;

· Ser expulsa o corpo.

O que vai determinar qual desses caminhos será seguido pela energia perversa é o combate dessas energias com a energia defensiva (Wei Qi), presente nos canais de energia unitários.

Via de regra, esses são os caminhos seguidos pela energia perversa quando penetra o organismo. No entanto, existem dois outros caminhos que podem permitir a penetração do agente perverso no interior. Um deles será a instalação das energias perversas diretamente no Fígado, que apesar de estar no interior e ter seu canal de energia num nível profundo (Jue Yin), apresenta a particularidade de poder, em casos especiais, ser diretamente agredido pelas energias perversas: isto se faz através do ponto Iu do canal do Fígado e caracteriza uma condição de gravidade, como pode ocorrer nas grandes perdas de Sangue (hemorragias uterinas, aborto, partos,...). O outro trajeto é através dos canais de energia Luo transversais: as energias perversas podem atingir rapidamente a profundidade por intermédio dos canais de energia Luo transversais, que são os canais de energia secundários que promovem a conexão entre os Zang Fu acoplados, ou seja, entre órgãos e vísceras pertencentes a um mesmo movimento: Fígado/Vesícula Biliar (Madeira), Rim /Bexiga (Água)...

Os canais de energia Luo transversais fazem a conexão direta do Exterior/Interior, Superficial/Profundo, e vice-versa. Sendo assim, deve-se ter cautela com o uso desta técnica, uma vez que, se for mal indicada, pode fazer com que uma energia perversa, instalada em um canal de energia mais superficial, passe de forma direta para o interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário