Caderno de Estudos em Acupuntura
Material Didático

O objetivo deste blog é postar e compartilhar os resumos dos estudos com os interessados em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura.


Equilíbrio Físico e Emocional

SAÚDE INTEGRAL


O ser humano normal é dotado de uma grande diversidade de tons, e de nuances nos sentimentos. Ele possui um equipamento bio-psicológico capaz de fazê-lo sentir alegria e tristeza, ansiedade e relaxamento. Portanto, uma situação de pressão, que o coloque frente a frente a um fator estressor, pode provocar-lhe reações fisiológicas intensas e desagradáveis, mas logo que tal situação se resolva, ele volta ao normal.
As Terapias Orientais objetivam restabelecer o fluxo da energia vital pelo organismo, e para isso, lançam mão de vários recursos tais como o sistema alimentar, exercícios respiratórios e físicos, bem como massagens ou acupuntura. Para a manutenção da saúde e do bem-estar o princípio é equilíbrar internamente as forças Yin e Yang, que representam o microcosmo do universo em cada um de nós.


domingo, 24 de julho de 2011

Integrando a Psicoterapia com a Acupuntura


As 5 Depressões

A depressão é um mal que vem sendo amplamente combatido pela medicina moderna , seja através de medicamentos , seja através de auxílio psicoterápico.

Na visão geral da Medicina Tradicional Chinesa ( MTC ) a depressão será tratada de forma a considerar os 5 tipos primordiais de depressão, relacionados diretamente com os 5 elementos (metal, água, madeira, fogo e terra). .

Deve-se observar que pode existir a combinação entre os tipos de depressão que aqui serão expostos. Essa combinação de tipos de depressão , por ser complexa demais para o que esse estudo se propõe, terá apenas um importante caso abordado nesse estudo.

Apesar de ser um texto básico , o leitor o entenderá melhor se tiver conhecimentos básicos sobre a teoria dos 5 elementos, pois serão usados termos relativos à essa teoria.

DEPRESSÃO ÁGUA


Visão Geral :

Esse tipo de depressão é reflexo de uma desarmonia no elemento água.
O "Espírito Guardião " da harmonia no elemento Água é denominado de "Zhi".
Zhi, que mora nos Rins , representa:
- A raiz do Yin e do Yang,
- a essência,
- a iniciativa,
- o poder de decidir
- a confiança.

Caracterizando o Paciente Depressivo Água :

O paciente acometido por esse tipo de depressão apresenta as seguintes características :
- MEDO, FOBIAS que podem não ter causa aparente ( podem estar associadas à um trauma na infância que o paciente bloqueou na memória e não se lembra )
Esse medo fica claro em situações de risco reduzido, onde somente aquele indivíduo HESITA em encarar a tal situação
Ex.: Numa caminhada ecológica em grupo ele é o único indivíduo a ter medo ou hesitar em atravessar um pequeno riacho que todos do grupo já atravessaram sem problema, até as criancinhas mais novas.
- APATIA
- FALTA DE INICIATIVA- "Acho que não vou conseguir " ,
- FALTA DE CONFIANÇA NA SUA CAPACIDADE DE RESOLVER SITUAÇÕES ( DE QUALQUER NATUREZA )
- Sensação de IMPOTÊNCIA, INCLUSIVE SEXUAL , sem ter nenhum problema estrutural justifique a causa ( Indivíduos fortes e bem alimentados que , ainda assim, sentem-se incapazes ).
- Podem ser pacientes que enfrentam problemas gênito- urinários.

Como Tratar O Paciente com Depressão tipo Água:

Fortalecer e harmonizar o elemento água
Pontos indispensáveis:
R7, B23 com moxa

Depressão Terra

Visão Geral:

Determinação, adaptação, Reflexão, calma e simpatia compõem a base da matriz emocional do elemento TERRA chamada de Yi.
Esse tipo de depressão é um resultante da desarmonia do intelecto.
Quando a energia do Baço- Pâncreas é insuficiente ocorre o descontrole do intelecto, destruindo a calma e a claridade dos pensamentos.
O espirito guardião do elemento terra (chamado de Yi ) sofre e perde a quietude.

Caracterizando o Paciente com depressão Terra.

- O paciente sente-se OPRIMIDO e PENSA DEMAIS.
- Os sentimento depressivos são acompanhados por CONFUSÃO MENTAL e PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA.
- Os pacientes nesse estado tendem à desconectar-se da matriz emocional do elemento terra e podem tornar-se antipáticos, preocupados demais com os problemas alheios e com grande dificuldade de refletir sobre os seus próprios problemas e necessidades.
- Podem ser indivíduos que se mostram independentes mas que no fundo são extremamente carentes de auto- nutrição e com o espírito pesado.
- Podem também apresentar dificuldade de concentração matemática e alguma relação forte, podendo ser de afinidade ou não, com o sabor doce.

Como Tratar O Paciente com Depressão tipo Terra:

- Fortalecer e harmonizar o elemento terra.
Pontos que não devem ser desprezados no tratamento desse tipo de depressão:
E 36 e B21 ou BP6 e B20

Depressão do tipo FOGO


Visão Geral :

Envolve problemas afetivos ligados a rejeição e desapontamentos em relacionamentos interpessoais .
Alegria, Amor e Razão compõem a base da matriz emocional do coração chamada de Shen.
O Shen é responsável pelo sentido inato da harmonia e da perfeição.
O Coração é o juiz supremo.

Caracterizando o Paciente com depressão Fogo:

- Paciente acometido de depressão o tipo fogo é caracterizado pela FALTA DE ALEGRIA DE VIVER, POUCO ENTUSIASMO, POUCO INTERESSE, FALTA DE INSPIRAÇÃO E CAPACIDADE DE JULGAMENTO EQUILIBRADO.

- Eram pessoas “quentes e sensíveis “que tornaram-se frias e apáticas ou , ao contrário, tornaram-se excessivamente agitadas e hipersensíveis.
- Esse tipo de depressão é acompanhado por uma frieza e distância do paciente em relação à novos relacionamentos.

- Em casos muito extremos esse tipo de depressão pode gerar comportamentos maníaco- depressivos, maníaco –sexuais e a loucura ( perda total da razão, o shen não encontra verdadeira morada ).

Como Tratar O Paciente com Depressão tipo FOGO :

- Restaurar o Shen
- Tonificar e relaxar o coração
- Equilibrar a razão.
PONTOS que não devem ser esquecidos :
B15
C7
B14
CS8

Depressão Metal :


Visão Geral :

Esse tipo de depressão pode ser decorrente de perdas materiais.
A tristeza é a do P’o: A matriz emocional do elemento Metal .
Ter tristeza é bom , pois a tristeza nos leva à ACEITAÇÃO e a aceitação nos leva à expressão máxima do P’o : A Reverência .
O P’o também é responsável pela proteção do indivíduo. Daí as relações entre o Pulmão, a pele ( barreira defensiva ) e a energia defensiva Wei.

Caracterizando o Paciente com depressão Metal:

- indivíduo que apresenta problemas no elemento Metal, geralmente está ou sente-se de alguma forma , desprotegido.
- A falta de proteção que gera a depressão metal é relacionada à aspectos físicos, materiais.
- A morte de um parente querido, a perda de uma propriedade estimada são exemplos corriqueiros de situações em que o paciente tem problemas em ACEITAR o inevitável ocorrido e é aí que inicia a desarmonia no elemento metal, a ascensão maléfica da tristeza, geradora da MELANCOLIA e RESIGNAÇÃO.
- Os pacientes acometidos por depressão METAL podem se tornar excessivamente RESIGNADOS, PESSIMISTAS, COM SENTIMENTOS DE REMORSO.

Metal:

- Reforçar o pulmão
- Cuidar das defesas e da Alimentação

PONTOS MUITO IMPORTANTES :
B13
P9

Depressão MADEIRA

Visão Geral :

As características básicas do Houn, matriz emocional elemento Madeira são a Movimentação e a Liberdade.

A depressão Madeira é causada pela estagnação do Qi no Fígado, gerando FRUSTRAÇÃO, SENSAÇÃO DE OPRESSÃO, DE FALTA DE MOVIMENTO, DESGOSTO E IRRITABILIDADE.
A depressão Madeira geralmente é provocado por excesso de tensão e pressão. Ela fica evidente em situações de stress prolongado e também no FRACASSO.

Caracterizando Pacientes com depressão tipo Madeira:

- São pacientes que trabalham duro, são ambiciosos e que subitamente perdem a motivação e a direção, por terem sido por algum motivo ( geralmente o fracasso ) forçados a abandonar uma ação ( projeto, ambição, emprego, meta, etc... ) muito desejada e assim perdem o SENTIDO de viver .
- Os pacientes podem apresentar quadros de COLAPSO E PROSTRAÇÃO, PERDA DE PROPÓSITO DE VIDA, FALTA DE VISÃO PERSPECTIVA ( Note que olhos e visão estão diretamente relacionados com o elemento Madeira ) DE FUTURO.

Como Tratar Paciente com Depressão Tipo Madeira:

- Circular e reforçar o Qi do Fígado
- Liberar a tensão
- Pontos :
F8
B18


Depressão Combinada METAL-ÁGUA (Comentário).

É um caso grave de depressão , onde o paciente está debilitado em duas importantes matrizes emocionais : O P'o ( metal ) e o Zhi (água ).

Consequentemente o paciente se apresenta sem vontade de viver, triste e vulnerável , o que geralmente leva a quadro de anorexia grave.

O paciente pode ter medo de se alimentar , de sair de casa, de conversar e até de dormir.

O mais importante de se ressaltar nesse tipo de depressão é a forma de tratamento.

Ela deve ser conduzida com extrema cautela e deve visar, numa primeira etapa, reforçar o P'o.

Deve evitar IMPERIOSAMENTE fortalecer o Zhi , pois estaremos trazendo força de vontade e decisão à um paciente triste e desprotegido, o que normalmente leva à tendências suicidas.

Nessa primeira etapa, durante as entrevistas com o paciente, devemos evitar frases do tipo " Você precisa fazer alguma coisa para sair dessa", "Você tem que reagir e se movimentar", pois essas também são frases motivadoras da vontade e que podem levar à pensamento suicida.

Devemos, nos ater aos pontos do Pulmão ( P9, P7 e P11 principalmente) e usar frases do tipo "Você deve se proteger", "Você precisa voltar a se alimentar corretamente ..." , que são frases que estimulam o sentido de proteção .

Pela lógica dos 5 elementos, ao fortalecermos o elemento Metal, naturalmente a energia irá escoar para o elemento água e surgirá no paciente a vontade ( saudável ) de reagir . Quando isto ocorrer, podemos utilizar pontos de Rim , como R3, R6 e R7, para ajudar o paciente nessa etapa final.

Fonte: Prof. Antônio Carlos Jordão

Fisioterapeuta e Acupunturista

Aula no CBA - PoA - 2009


Pontos de Ma Tang Yang

Como sabemos, Ma Tang Yang escreveu o "Tien Hsin Shi Ar Hsue", destacando o efeito dos doze pontos mais importantes. Isto aconteceu durante as dinastias Chin e Yuan (1279-1365). Na dinastia Ming f1366-1644) Yang Chi-Chow escreveu o "Chen Chiu Ta Cheng", recopilando todo o conhecimento dos clássicos. Neste tratado refere-se aos mesmos doze pontos.

Tzu San Li - E 36

Tradução:

Função: Reajusta a função do Intestino Grosso e do Estômago. Tonifica Chi e Shue.

Indicações: Todos os problemas do estômago; Vômitos; Prisão de Ventre; Hérnia escrotal; Garganta inchada; Paralisia (com ou sem derrame); Febre; Poliúria; Fortalece o corpo (Ponto da longevidade e do "homem"); Acalma convulsões e dores; Alergias; AVC; Edemas; Inflamações do tórax e abdômen; Borborigmos; Todas as afecções do tubo digestivo; Miopia; Alterações oculares; Reumatismo por umidade; Úlcera gástrica; Soluço; Hipotensão com vertigens; Inquietude; Angústia; Palpitações; Hesitação; Epilepsia; Mania; Furor; Grito histérico; Riso excessivo.

Agulha: 5 funs - 10 funs (1 tsun)
Moxa: 3 - 5 cones

Tchu Tchi - IG 11

Tradução:

Função:Elimina o vento e o fogo, água, circulação de shue; Elimina o calor do sangue. Regulariza intestinos e estômago.

Indicações: Dor de ouvido; Olhos embaçados; Odontalgias; Impossibilidade de esticar o braço; Hemiplegia; Hipertensão; Amenorréia; Inflamação nas costelas; Impetigo; Dedos rígidos; Coceira; Dor de garganta; Paralisia; Febre em crianças; Renovação de mulher; Mania; Asma; Amnésia; Angústia; Peito obstruído; Convulsões; Anginas; Problemas na pele; Dor no cotovelo; Dor clavicular; Rinite; Colo Irritável; Problemas pulmonares; Epilepsia; Depressão.

Agulha: 5 funs
Moxa: 3 - 10 cones

Nei Ting - E 44
Tradução: Salão interno
Função: Reorganiza o aparelho digestivo. Expulsa o vento. Desbloqueia os meridianos. Depura o calor. Elimina as dores.

Indicações: Derrame com repuchamento; Coriza; Dor no peito do pé; Problemas nos braços e pernas; Tristeza; Odontalgias; Má digestão; Tranqüiliza a mente; Diarréia; Urticárias alimentares; Amigdalites; Câimbras em braços e pernas; Pesadelos; Estimula o apetite; Epistaxe; Prisão de ventre; Inflamação da garganta; Gagueira.

Agulha: 3 funs no máximo
Moxa: 3 cones

Ro Kuo - IG 4

Tradução: Vale do encontro.
Função: Reorganiza o aparelho digestivo; Expulsa o vento; Depura o calor do Yang-Ming; desbloqueia os meridianos; Abre os orifícios; Induz a reanimação.

Indicações: Hemorragia cerebral; Problemas nos olhos; Surdez; Garganta inchada; Câimbras nos dedos; Sudorese; Dificuldade para abrir a boca; Escabiose; Sarampo; Acelera o parto; Regula a menstruação; Dor de cabeça; Face inchada; Odontalgias; Epistaxe; Paralisia bucal; Rouquidão; Síncope; Epilepsia; Depressão; Mania; Edemas na face; Falta de suor; Paralisia dos Braços; Problemas na pele; Problemas na gengiva; Ótimo ponto cosmético; Problemas nos ouvidos; Tiques nervosos.

Agulha: 5 funs
Moxa: 3 cones

Cheng Shang - B 57

Tradução: Junto à montanha (ou ainda ventre do peixe).

Função: Favorece todos os ligamentos e articulações.

Indicações: Dor de barriga; Hérnia escrotal; Hemorróidas; Fezes com sangue; Dores no joelho; Dores nas costas; Cólera; Câimbras nas pernas; Dores no calcanhar; Dores na cintura; Prisão de ventre; Dores e cólica; Diarréia; Prolapso retal; Ciática; Mau odor dos pés; Coceira nos pés; Lombalgias; Tremores com náuseas e vômitos; Dor na perna.

Agulha: Em ângulo reto 5 - 10 funs
Moxa: 5-10 cones

San Yin Chiao - BP 6

Tradução: Encontro dos três yin

Função: Fortalece o baço; Beneficia o chi; Alimenta o shue; Tonifica e regulariza fígado e rins; Acalma o ânimo.

Indicações: Insônia; Má digestão; Barriga inchada; Estômago fraco; Dificuldade para urinar; ejaculação precoce e%u noturna; Hemorragia interna na mulher; Parto difícil; Menstruação com dores; Corrimento; Problemas nas pernas; Paralisia; Esterilidade feminina; Desmaio; Palpitações; Desconfiança; Preocupação; Tristeza com vontade de chorar; Amnésia; Letargia; Anorexia; Diarréia; Prisão de ventre; Icterícia; Impotência; Esterilidade; Sensação de punção na região lombar e joelhos; Atrofia do pé; Angústia; Irritabilidade.

Agulha: 5-8 funs até 1,5 tsun
Moxa: 3-8 cones

Tai Chung - F 3

Tradução: Energia superior ou sublime despertador.
Função: Desbloquear e reorganizar o chi do fígado; Regula os meridianos; Estabiliza o
shue; Despeja o vento e o susto.

Indicações: Vômito de sangue; Peito e%u costelas inchadas; Tristeza; Prisão de ventre; Incontinência urinaria; Amenorréia; Dores no calcanhar; Problemas nas artérias; Loucura; Dores no coração; Pernas fracas; Problemas nos testículos; Visão ruim; Dores de coluna; Dores na cintura; Paralisia facial; Hipertensão arterial; Dificuldade para urinar; Diarréia; Hérnia escrotal; Epilepsia; Corrimento vaginal; Excesso de sonhos; Vertigem; Hemorragia uterina; Cefaléias; Irritabilidade; Convulsão infantil.

Agulha: 3-4 funs

Moxa: 3-5 cones

Kun Lun - B 60
Tradução: Nome de uma montanha no sudoeste da China.
Função: Elimina o calor; Seda o fogo; Regula a circulação dos meridianos e seus colaterais.

Indicações: Dores no sacro; Cefaléias; Epistaxe; Câimbras no ombro e%u costas; Tosse em crise de asma; Tornozelo inchado; Vagina com dor e inchada; Parto difícil; Loucura em crianças; Retenção da placenta após o parto; Cãimbras na perna; Dores na cintura; Asma; Problemas para caminhar (todos); Dores nas pernas; Convulsões; Rigidez na nuca; Vertigens; Esquizofrenia; Ciática; Dores e inchaço nos genitais; Paralisia nas pernas.

Agulha: 5 funs
Moxa: 3 cones

Huan Tiao - VB 30
Tradução: Mola do pulso.

Função: Expulsar o vento e o frio; Favorecer as articulações.

Indicações: Dores reumáticas; Dores no peito e%u nas costas; Rigidez no joelho; Catapora; Problemas crônicos no joelho, coluna, cintura; Atrofia na perna; Paralisia cerebral; Ciática; Lombalgias; Artrite femural; Urticária; Dor ciática; Cansaço; Problemas nas pernas.

Agulha: 1-3 tsun
Moxa
: 5-15 cones

Yang Lin Chuan - VB 34
Tradução: Nascente da fonte yang.
Função: Depurar e sedar Fígado e Vesícula Biliar; Favorece as articulações; Controla os tendões de todo o corpo.

Indicações: Paralisia; Frio nos joelhos e%u pés e sem sensibilidade; Rosto e cabeça inchados; Febre por icterícia; Dores nas costelas e%u axilas; Problemas no joelho; Perna sem sensibilidade; Dificuldade para caminhar; Problemas na coluna e%u braços; Dores no peito; Icterícia; Vômito; Cãimbras em todo corpo; Hepatite; Colecistite; Vermes no canal da Vesícula biliar (exemplo: lombriga); Hemiplegia; Paralisia infantil; Hipertensão arterial; Lombalgia; Ciática; Mania persecutória; Palpitações; Temor; Sobressalto;

Agulha: 6-10 funs
Moxa: 3-7 cones

Tung Li - C 5
Tradução: Lugar para fluir; Abertura; Abrir.
Função: Reorganiza o Chi do coração; Estimula o coração; Pacifica o coração; Desperta o espírito.

Indicações: Cefaléias; Tonteira; Língua com problemas; Dor de garganta; Dor no braço, no cotovelo; Pulso com problemas; Cisto sinovial; Problemas menstruais; Braço pesado; Rosto inchado; Corpo enfraquecido com dificuldade para comer; Taquicardia; Dor no coração; Tensão nervosa; Insônia; Epilepsia; Convulsões; Afonia aguda; Perda de consciência; Dores e inchaço na garganta; Dores no antebraço e%u dedos; Mania; Depressão; Angústia; Preguiça; Tristeza; Fadiga fácil.

Agulha: Parada. 3 funs
Moxa: 3-5 cones.

Lie chiue - P 7
Tradução: Buraco no canal ou Canal no buraco.
Função: Dispersar o vento, o pulmão e regular o Vaso de Concepção.

Indicações: Problemas no pênis; Ejaculação precoce ou com sangue; Laringite; Hemiplegia; Derrame facial; Dor ao urinar; Cefaléias; Qualquer problema de frio no corpo; Formigamento no braço, peito, perna; Catarro; Dificuldade para falar; Tosse; Desmaio; Trismos; Riso sem parar; Amnésia; Convulsão infantil; Transtornos mentais, maníacos e/ou depressivos; Síncope; Asma: Odontalgia; Rigidez e dor no pescoço e nas costas; Epilepsia; Dispnéia; Dor e inchaço na garganta; Palidez; Paralisia facial; Dor no pulso; Alucinações.

Agulha: 3 funs
Moxa: 3-5 cones. Máximo 7 cones.

Os pontos psíquicos de Dr. La Fuye

Na maioria dos casos é necessário primeiros restabelecer o equilíbrio psicológico do paciente, para depois atuar com maior ênfase sobre o problema físico.
Os acupunturistas da escola de Dr. La Fuye preferem somente atuar sobre pontos de ação psíquica numa primeira consulta, pois partem do principio de que todo paciente é um "angustiado" com o seu problema.
Dr. Roger de La Fuye (1890-1961), legendário Acupunturista francês, fundador das “Société Française d’Acupunture” e da “Société Internacionale d’Acupunture”, indicava os seguintes pontos para o tratamento das enfermidades psíquicas:


P5- "O rechaço do espírito do mal "

P7- "A memória vigilante "

P9- "A absorção do espirito do bem "

IG2 e IG3- "A calma abdominal "

IG4- " O grande eliminador "

IG6- "O tônus mental "

IG11- "A precisão mental "

E36- "A divina indiferença "

E40- "A palavra tranqüila "

E41- "A força e a alegria "

E42- "A calma perfeita "

E45- "O pagamento cruel"

BP2- "A força intelectual "

BP3 - Em tonif. "O equilíbrio da alegria". Em dispersão: "A calma cerebral "

BP5- "O sono calmo"

BP6- "O mestre do Sangue "

C3- "A alegria de viver "

C5- "A audácia "

C7- "A coragem "

C9- "O Tônus "

ID3- "A vitalidade "

ID4- "A segurança "

ID7- "O equilíbrio "

B15- "A confiança em si mesmo "

B17- "O despertar "

B23- "A decisão "

B31- "A última Juventude "

B38- "A alegre confiança "

B58- "A infatigabilidade "

B62- "O sono calmo "

B64- "O bom apetite "

B65- "A consolação "

B67- "O equilíbrio geral "

R1- "A coragem "

R2- "A calma "

R3- "O despertar "

R4- "A simpatia sorridente "

R6- "O sono alegre "

R8- "O mestre do sangue" ( para La fuye o ponto R8 é o que consideramos o BP6, por isso usamos a mesma
denominação)

CS6- "O amor perfeito "

CS7- "A calma sexual "

CS9- "A amizade equilibrada "

TA3- "A alegria Cálida "

TA4- "O retorno da calma "

TA10- "A tranqüilidade serena "

VB34- "A coragem tranqüila "

VB38- "A alegria atuante "

VB40- " A calma inquebrável "

F2- "A calma feliz "

F3- "O relaxamento total "

F5- "O mestre do sangue " ( La Fuye também considera este ponto como o BP 6)

F6- "A alegria sem inquietude "

F9- "A doçura de viver "


Fonte: Prof. Antônio Carlos Jordão

Fisioterapeuta e Acupunturista

Aula no CBA - PoA - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário