Caderno de Estudos em Acupuntura
Material Didático

O objetivo deste blog é postar e compartilhar os resumos dos estudos com os interessados em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura.


Equilíbrio Físico e Emocional

SAÚDE INTEGRAL


O ser humano normal é dotado de uma grande diversidade de tons, e de nuances nos sentimentos. Ele possui um equipamento bio-psicológico capaz de fazê-lo sentir alegria e tristeza, ansiedade e relaxamento. Portanto, uma situação de pressão, que o coloque frente a frente a um fator estressor, pode provocar-lhe reações fisiológicas intensas e desagradáveis, mas logo que tal situação se resolva, ele volta ao normal.
As Terapias Orientais objetivam restabelecer o fluxo da energia vital pelo organismo, e para isso, lançam mão de vários recursos tais como o sistema alimentar, exercícios respiratórios e físicos, bem como massagens ou acupuntura. Para a manutenção da saúde e do bem-estar o princípio é equilíbrar internamente as forças Yin e Yang, que representam o microcosmo do universo em cada um de nós.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Auriculoterapia & Ansiedade

Auriculoterapia no controle da ansiedade

Felipe Reichelt Emmel

Naturopata



Auriculoterapia é uma das técnicas de tratamento relacionadas com a Acupuntura Utiliza áreas específicas, localizadas no pavilhão auricular, que, quando estimuladas refletem diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central, portanto atua no equilíbrio dos canais e no fluxo de energia bio-eletro-magnética do organismo. Reequilibra, harmoniza! A aurículoacupuntura foi desenvolvida no ocidente principalmente através dos estudos e pesquisas de Paul Nogier, inspirado nas leis e princípios milenares da Medicina Tradicional Chinesa, já descrita por Nei Ching por volta e 5.000 anos A.C. Hipocrates usava procedimentos na orelha como prática terapêutica relacionada à fertilidade, assim como o grego Cipecladis. O acupunturista Walter Dal Mas cita em seu livro sobre Auriculoterapia, que os piratas iam a China com o objetivo de furar a orelha com um brinco de ouro, pois assim desenvolviam mais mobilidade e energizavam a visão, fazendo com que avistassem primeiro o barco inimigo, dando oportunidade de defesa e ataque antecipado.

A auriculoterapia pode ser realizada através  da colocação de pequenas esferas de aço ou sementes presas a esparadrapos cirúrgicos que são fixadas sobre uma área específica e ali deixadas por algumas horas ou dias. Muito útil  como tratamento complementar nos problemas emocionais, obesidade, alcoolismo, tabagismo, dependência de drogas, insônia e analgesias. Um único ponto da orelha pode servir para muitos tratamentos, entretanto a posição deste ponto pode variar de pessoa para pessoa, em razão das diferenças anatômicas. É uma técnica facilmente empregada em crianças, como por exemplo em casos de tensão nervosa, gastrite, diarréias, ou mesmo em cólicas de dentição.

Como exemplo, apresentamos algumas áreas chamadas de pontos de abertura, benéficos  para muitos pacientes, reduzindo a ansiedade e atuando como um antidepressivo natural.
1º Shen Men (Porta da Mente): equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Predispõe o córtex cerebral para receber os outros estímulos. É ponto ansiolítico, promove a liberação de mediadores químicos, aumentando a produção endógena de encefalinas, endorfinas, ß-endorfinas, serotonina, acetilcolina, cortisol e opióides endógenos.
2º Rim: filtro de toxinas, melhora o metabolismo celular de oxigênio, “bateria” energética. Estimula glândulas endócrinas e sudoríparas. ajuda na desintoxicação, além de estimular a supra-renal, aumentando a produção de cortisol.
3º Sistema Neuro Vegetativo (Simpático): ponto que atua em doze vísceras, é ansiolítico e estimula a supra-renal na produção de cortisol.

Atualmente está comprovado que a auriculoterapia  representa um estimulo da projeção cerebral , pois o microsistema auricular  possui potencial de ação neurofisiológica. A auriculoterapia é um método terapêutico, realizado mediante estimulação de uma área especifica da orelha, promovendo o equilíbrio e a homeostase psicossomática do paciente.

Ariculoterapia é um método que pode ser combinado com Shiatsu ou Acupuntura, potencializando o processo de cura,  pois harmoniza o organismo do paciente. Shiatsu é uma excelente técnica para cuidar da saúde. Isto, porque é uma massagem terapêutica. Utiliza pontos de Acupuntura. Portanto, para quem tem medo de agulha, mas quer usufruir os benefícios da acupuntura, pode aderir a massagens como o Shiatsu, que estimula pontos energéticos com a pressão manual e/ou dos dedos para reequilibrar o organismo. É por esta razão que elimina dores, equilibra a respiração, relaxa, acalma, promove a circulação, ativando o sistema imunológico. O Shiatsu é tradicionalmente feito de roupa, por isso aconselho ao paciente vir com uma roupa que ele próprio se sinta confortável, o ideal é uma camiseta e uma calça de agasalho.

Rua dos Andradas 1234, conj. 1601 - PoA - RS - Fone (51) 84 53  94 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário